19/09/2016
PATENTES

Solenis obtém aval para Biobond

Empresa global de especialidades químicas, a Solenis recebeu patentes dos Estados Unidos e Europa para a tecnologia Biobond, um programa de inovação que aprimora a sustentabilidade e produtividade em fábricas de reciclagem de papelão.

A patente europeia EP 2609250 é voltada para preservação e prevenção do amido, enquanto a patente norte-americana US 9388533 visa à preservação do amido e otimização no processo de secagem. O programa Biobond utiliza polímero catiônico e biocida exclusivo da Solenis para aumentar a produção, promover a resistência e eliminar problemas operacionais provocados pela degradação do amido em sua origem. Adicionalmente, o Biobond reduz o consumo de água e a demanda dos níveis de oxigênio na descarga de efluentes.

A tecnologia Biobond permite que as grandes quantidades de amido presentes nos papeis sejam recuperados e reciclados. Este tem sido sempre um problema considerável e continua a ser uma preocupação para a indústria de papelão. Na indústria mundial há cerca de oito milhões de toneladas de amido perdidas anualmente. O programa Biobond ajuda a garantir que a maioria do amido é preservada, reciclada e reutilizada como matéria-prima. "Estamos satisfeitos que a Solenis recebeu essas patentes, que ajudam a reforçar a importância do programa Biobond", disse Ricardo De Genova, Vice-presidente de marketing, papel e celulose da empresa. "Desde o início do Biobond, muitos de nossos clientes de fabricação de papelão notaram melhorias nos benefícios ambientais e na produtividade, e que estão melhor equipados para reciclar sua fibra”.